Olá viva a todos,
depois de explorar o Fórum, achei que havia uma pequena lacuna no Fórum, já que se fala da Disney, penso que a BD seria fundamental ser falada por cá e ter inclusivé um tópico próprio. É que o Universo Disney é mais que os filmes, são as publicações em revista que ao longo de gerações encantaram miudos e graudos.
Deixo assim algumas considerações em relação à BD que deixou de ser editada em Portugal.
REVISTAS DISNEY DEIXAM DE SER PUBLICADAS EM PORTUGAL Não sei se já repararam mas deixou de se ver as revistas Disney nas estantes das tabacarias, o que se tem visto são edições de 2005 que voltaram a encadernar e colocar a um preço mais barato. Pois é amigos a Edimpresa (http://www.edimpresa.pt) desde o ano passado que deixou de publicar as nossas tão familiares revistinhas da Disney, como poderão ler em baixo os motivos não foram divulgados, mas sabe-se que tem haver com as baixas vendas e aumento dos custos. Isto porque a empresa deixou morrer a BD tradicional colocando na linha da frente as revistas sensacionalistas que dão lucros aos milhões, sem se preocuparem com a continuidade de algo que faz sonhar muita gente e até educar e incentivar à leitura.
------------------------------------------------------------------------------------
"26 anos após o início da sua publicação - pela então Editora Morumbi -, a Edimpresa cancela as revistas Disney. Após o término da Série Ouro em 2006 e a redução do número de páginas verificado este ano em todas as revistas, as mesmas deixam de chegar às bancas.
Contactado por nós, o editor Paulo Ferreira refere que se deu cumprimento a cerca de 3/4 do plano editorial deste ano, sendo os últimos números publicados:
Álbum Disney
38Hiper Disney
6 Disney Especial
235 Pato Donald
138 Tio Patinhas
250 Obras-Primas da BD Disney
9A nível dos cartonados, os últimos números publicados são:
Hiper Hiper Disney
84 Disney Especialíssimo
108 Show Disney
81 Pato Donald cartonado
22 Aventuras Disney
9 Os assinantes serão contactados pela editora, a explicar o sucedido e sendo-lhes proposto títulos alternativos ou a devolução do dinheiro, como é procedimento habitual da empresa.
Os pormenores das razões do cancelamento não são dadas, estando em parte ligadas a baixas vendas e aumento dos custos.
As únicas revistas que continuarão a chegar às bancas são as W.i.t.c.h., Fairies, Princesas e Brinca e Aprende com Winnie the Pooh.
Mantendo os direitos para publicação dos personagens mais clássicos, está prevista uma reformulação editorial e reaparecimento de revistas em 2007, eventualmente no primeiro trimestre. Neste momento, encontra-se por definir que tipo de reformulação será (títulos, papel, conteúdo, número de páginas, formato...). Refere Paulo Ferreira que os nossos gostos pessoais não podem interferir com a objectividade. Já lançámos revistas com outros formatos e tipo de papel, mas não tirámos nenhum benefício dessas alterações; pelo contrário, o custo de produção aumentou consideravelmente e as vendas não subiram; paradoxalmente, em alguns casos até desceram!
Por outro lado, se se mantiverem títulos, o mais provável é fazer-se um reset e começar do número 1 para atrair novos leitores e coleccionadores. Desconheço o futuro dos cartonados; todavia, acredito que serão retomados num futuro próximo."
In Mistério Juvenil
------------------------------------------------------------------------------------