Disneyland Paris 30 de Novembro de 2008 – 4 de Dezembro de 2008
IntroduçãoApós ter tido um ano bastante dificil eu queria ter umas férias inesqueciveis. Após pensar em destinos de férias etc, tive a ideia de ir (ou melhor, regressar) à Disneyland Paris. A escolha era perfeita, sempre sonhei ir lá no natal e como faço anos a 3 de Dezembro decidi ir até lá celebrar o meu aniversário (tenho como hábito celebrar os meus anos sempre com uma viagem).
A viagem foi marcada com antecedencia, em Julho já estava tudo programado e a ansiedade começou!
Dia 1 – 30/Nov/2008O dia começou às 4 da manhã, quando me levantei depois de uma noite praticamente não dormida (digam-me lá se conseguem dormir em vésperas de irem para o paraíso?!).
Às 6 da manhã já estava eu e o meu namorado, o P., no aeroporto ansiosos pelo avião. A partida foi por volta das 7 da manhã e cerca das 10 da manhã já estavamos a aterrar em Orly.
A aventura começou logo no aeroporto. Tinha comprado os vouchers do autocarro que nos leva até ao parque e sabía que estava no terminal oeste, mas aparentemente não havia indicações do local de espera pelo autocarro e nenhum empregado no aeroporto parecia saber ajudar-me (praticamente ninguém sabia falar inglês, e o meu francês não é grande coisa após 3 anos de desuzo, mas além da barreira linguistica ninguém conhecia o serviço).
A hora do autocarro estava a chegar e sem saber onde o encontrar decidimos partir à aventura e andar até ao outro terminal.
No terminal sul já estava minimamente bem explicito onde era o local de espera, e após uma hora no frio gelado de Paris conseguimos entrar no autocarro e ir até à Disneyland.
Quando se sai da auto-estrada e se vislumbra a Tower of Terror o sentimento de alegria já está ao rubro. Eu, que já lá tinha estado com 10 anos, expliquei ao P. tudo o que havia para saber. Não que me lembrasse de muito de quando era pequena, mas sim porque tinha pesquizado e planeado a viagem até à exaustão!
Depois de fazer-mos o check-in (ficámos no hotel Santa Fé) e de colocar-mos as nossas malas no quarto, arranjámos a mochila e andámos até ao parque. Ignorámos os autocarros que nos levaríam gratuitamente porque queríamos ver o caminho e todas as surpresas que os Imageeniers colocaram no terreno.
A caminhada é muito agradável, passámos por alguns hotéis mas vislumbrámo-los todos. Atravessámos o Disney Village e pelos Fantasia Gardens. Neste primeiro dia ignorámos os Studios e fomos directamente para o Disneyland Park.
O P. nem areditava onde estava, toda a vida sonhou com aquele momento e finalmente estava ali a vivenciar toda a magia que o parque tem para nos oferecer!
Este ano as decorações natalicias estavam um pouco mais pobres, mas isso não nos incomodou!
Atravessámos a Main Street USA e começou logo a dar a música “Tous en train” que anúncia a chegada do comboio cheio de personagens Disney. Neste combóio vinha o Pluto, o Gepeto, o Peter Pan, o Pinóquio, o Timon, o Mr. Smee, entre outros.
A música é completamente viciante e rápidamente toda a gente se põe a dançar.
Depois deste pequeno momento, e como era por volta das 12h e estávamos cheios de fomos, passámos pelo castelo e fomos até ao restaurante Bella Notte comer.
Eu gostaria de deixar aqui um pequeno aparte: antes de eu ir de viagem toda a gente, e repito, toda a gente me dizia como lá era tudo caríssimo, etc. Eis a minha conclusão: a comida é realmente caríssima (7,55€ por uma pizza individual congelada), mas a nível de produtos, merchandising, não achei assim tão caro. Mas mais para a frente colocarei alguns dos produtos que comprei e os respectivos preços para que tirem também as vossas conclusões.
Posto isto, quero referir que adoro o Bella Notte, convém ir fora das horas das refeiçoes (antes do meio dia e depois das 2 da tarde) para evitar a grande confusão que invade o lugar. Mas o ambiente é optimo e a comida é boa (apesar de ser assim meia congelada e tal).
Depois de estarmos com a barriguinha cheia decidimos ficar por Fantasylande e entramos numa diversão chamada Le Pays de Contes de Fées. Esta diversão costuma estar fechada no inverno e tinha estado fechada na semana anterior a esta viagem. Por isso, fiquei muito surpreendida e feliz de estar a funcionar. Não queriamos perder esta oportunidade e entrámos. Eu amei esta diversão, é uma viagem relaxante aos mundos dos filmes Disney, são cenários em miniatura dos filmes ou curtas-metragens: A Bela e o Monstro, Aladin, A Pequena Sereia, O Pedro e o Lobo, As Gárgulas, O Feiticeiro de Óz, entre outros. É simplesmente lindo!
Depois desta pequena viagem decidimos ir ao Casey Jr. – Le Petit Train du Cirque. É uma excelente “montanha-russa” para os mais pequeninos mas não menos divertido para os adultos. Nesta rápida viagem de comboio podemos observar a partir de um nivel mais elevado a diversão Le Pays de Contes de Fées e ainda se tem uma vista previligiada para uma réplica em miniatura do castelo da Cinderela.
Chovia imenso enquando estivemos nestas duas diversões e o frio era mais do que muito. Decidimos então ir visitar o famoso dragão que vive por baixo do castelo da Bela Adormecida. Poucas pessoas sabem da existência deste dragão mas a verdade é que é algo único, só existe na Disneyland Paris e é um dos melhor (se não mesmo o melhor) audio-animatronic de todas as Disneys do mundo.
La Taniére du Dragon é simplesmente fantástico mas pode ser bastante assustador para as crianças (muitas delas choravam e imploravam aos pais que as tirassem dali).
No fim da visita ao dragão, subimos até ao castelo para visitar os bonitos vitrais que contam a história da Bela Adormecida (mais uma vez a Disney de Paris é a única no mundo a ter estes vitrais e um castelo exactamente igual ao “nosso”).
Este primeiro dia, e segundo o nosso plano, era suposto ser calmo pois com a viagem e o acordar cedo o cansaço era mais do que muito. Assim sendo, decidimos ir fazer a viagem completa de comboio em volta do parque. Entrámos na estação de Fantasyland e demos a volta completa. Ao retornar ao ponto de partida decidimo ficar no comboio e ir até Discoveryland.
O Star Tours (diversão baseada nos filmes Star Wars) costuma ser uma das que tem maior tempo de espera em fila, e por isso tinha programado ir só durante as Extra Magic Hours
*. Mas quando vimos que não havia fila (!!!) tivemos que entrar logo a correr e aproveitar esta oportunidade. O P. gostou bastante e eu lembro-me que em pequena adorei esta diversão. No entanto, hoje em dia, nota-se estar bastante desactualizada e um upgrade para o nível 2 é mais do que necessário.
Quando saímos do Star Tours já estava noite bem cerrada e o meu sentido de orientação à noite no parque começou a ser bastante falacioso. O cansaço já se estava a apoderar completamente de nós e no regresso calmo até ao hotel encontramos já perto do fim a Candleabration.
As lágrimas quase me vieram aos olhos e o P. nem conseguia acreditar no que estávamos a ver.
A Candleabration é uma parada especial de natal que começa com a interpretação de canções de natal por parte de personagens Disney e termina com a Sininho a iluminar o palácio da Bela Adormecida. O que este ano foi especial foi o facto de ser o 15º aniversário do parque e no topo de cada torre do palácio estavam velas, sendo que no ponto mais alto estava a própria Sininho (cada vela era um ou mais personagens Disney). A maior magia de todo o evento, para mim e para o P., foi o facto de a Sininho deitar mesmo pózinho (pixie dust). Foi mágico, lindo e o melhor momento de toda a viagem.
Após tanta emoção encontrámos um lugar perfeito para esperar pela última parada antes do parque fechar, a Fantillusion, e com muito sacrificio (os meus pés bem me atormentaram) esperámos pela parada começar e no fim não ficámos nada arrependidos.
A Fantillusion é uma parada feita só com luzes, os carros estão todos pretos e decorados com luzes, os próprios fatos dos personagens Disney também estão todos decorados com luzes o que dá um efeito simplesmente lindo.
Por fim, fomos até ao Disney Village buscar McDonalds (a comida, como disse, é muito cara e baseámo-nos em fast food para manter baixo o custo da viagem) e levámos para o Hotel onde comemos a ver o Disney Channel (a experiencia tem que ser completa!).
Chegamos assim ao fim do 1º dia.
* Extra Magic Hours – As Extra Magic Hours é um pequeno miminho que a Disney dá a quem ficar hospedado num dos Hotéis Disney ou no hotel associado Val D’Europe. Este miminho consiste na possibilidade de os hospedes entrarem mais cedo no parque (o parque abre às 10h e podiamos entrar às 8h). Durante este periodo só duas lands estão abertas: Discoveryland e Fantasyland. Dentro de cada uma destas lands só algumas diversões estão abertas e no caso de Discoeryland o Star Tours estaría aberto neste periodo matinal. É de realsar que durante estas horas o parque está realmente muito vazio e não há filas nas diversões, o que proporciona uma excelente oportunidade para fugir às filas que se geram durante o resto do dia e também para aproveitar melhor o tempo.