Magia Disney em português
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem-vindos a Magia Disney Portugal
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

Compartilhe | 
 

 Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
AutorMensagem
Mateus


Dumbo
Dumbo

Número de Mensagens : 179
Data de inscrição : 12/05/2008

Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Empty
MensagemAssunto: Re: Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound   Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Icon_minitimeDom Jul 26, 2009 3:05 pm

Pureblooded escreveu:
Eu sempre vi o filme "Papuça e Dentuça" em brasileiro, mas é engraçado que sempre o chamei assim, não "O cão e a raposa". Por acaso acho esse título em pouco... sem significado. Soa como... uma raposa e um cão quaisiquer...
Quanto ao nome das personagem, sempre me habituei a chamá-los de Toby e Dodó, contudo, agora que penso nisso, não faz lá muito sentido traduzirem os nomes dessa maneira. A propósito: Sabem os nomes originais do Papuça e do Dentuça? Só para ver as traduções a partir do original.
Eu não sabia que tinham inventado o nome "Miriam" do nada O.o. Realmente é um bocado idiota, já que não tem muito que ver. Mas na cultura brasileira, têm o hábito de mudar essas coisas. Como por exemplo (um pouco off-topic, mas...) no Harry Potter, em vez de preservarem os nomes, fazem do James Potter um Tiago Potter (...), e os nomes acabados em "us", como Sirius, Severus, finalizam com o (Sirio, Severo). E Ginny para Gina. Enfim.
Não entendo mesmo porque fazem este tipo de dobragem, se nomes são nomes e não se devem modificar, exceptuando, claro, alguns nomes que possam ser traduziveis e não soem mal, como Snow White para Branca de Neve. Não faria sentido preservar esse nome, pois acho que não ficava tão adequado.

Voltando ao assunto do Papuça e Dentuça, é um filme que nos mostra como a amizade entre dois seres diferentes, dois rivais, pode ultrapssar todos o seu rivalismo. Pois apesar de tudo o que passaram, de se terem tornado inimigos por dever, no final, a amizade vence tudo isso, e Dodó (tenho de usar estes nomes, pois não sei qual deles é o Papuça ou o Dentuça, nunca vi em português) acaba por ajudar Toby com o urso e Toby salva Dodó de o seu dono lhe dar um tiro. Essa parte para mim é tão tocante... tenho sempre se chorar.


*Actualizado*
Vi agora numa resposta acima que os nomes originais são 'Copper' e 'Tod'. Estes nomes realmente seriam um pouco complicados de traduzir na nossa linguagem, pois não se podia dar o nome de "Raposa". Copper também teria dificuldade em ser traduzido, pois tem um monte de significados, apesar do que mais sobressai ser "Cobre". Gostava de saber onde foram buscar os nomes Papuça e Dentuça, já que não o fizeram por associação, ou assim...

O título original é “The Fox and the Hond”, ou seja “A Raposa e o Cão de Caça”. Logo, o título brasileiro “O Cão e a Raposa” é o que mais se aproxima do original. Para nós brasileiros não soa nem um pouco estranho. O que nos soa estranhíssimo é Papuça e Dentuça, não só como título, mas também como nome das personagens. O fato é que cada país está habituado ao seu título, o qual sempre permaneceu. Por isso o de um parece estranho ao outro. Por exemplo, imagine que a “A Pequena Sereia” se chamasse “Ariel, a Donzela do Mar” em algum país. Para nós seria muito estranho, mas não para os habitantes de tal país. E isso é possível. Os títulos podem variar muito, e nem sempre são traduções fiéis. Já discuti sobre isso aqui e foi bem cansativo, mas a minha opinião é que a diferença dos títulos ou nomes nas dublagens é aceitável. O conceito de quais nomes devem ou não ser traduzidos é meio relativo. Acho que não há como ditar uma regra para isso. Cada tradutor ou adaptador tem opiniões diferentes sobre isso, e, querendo nós ou não, cada um deixa a marca da sua nos trabalhos que realiza. Não adianta ficarmos revoltados com o que achamos errado nas dublagens. Elas não são trabalhos feitos por nós, portanto, nunca serão exatamente como queremos. O jeito é aceitar, e apenas imaginar como seriam se tivessem sido feitas pelas nossas mãos.
Ir para o topo Ir para baixo
Ninfa_Niniane


As Extra Aventuras de Winnie the Pooh
As Extra Aventuras de Winnie the Pooh

Número de Mensagens : 1086
Data de inscrição : 09/05/2008

Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Empty
MensagemAssunto: Re: Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound   Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Icon_minitimeSeg Ago 17, 2009 4:11 am

Vi hoje o Papuça e Dentuça 2. Na minha opinião, outra desgraça de sequela...
A história é aquela coisa que não tem interesse nenhum e que parece forçada e não consegue fascinar ninguém.
Gostei de duas das músicas e sem dúvida que os artistas que participaram na parte coral são talentosos... mas as músicas em si não são nada de especial e de fascinante.
Gostei muito da "Um Lugar Melhor" e a "Harmonia" também gostei. Mas no geral, não gostei muito do filme.
Ir para o topo Ir para baixo
http://rimawholoves.tumblr.com/
mulan_4ever
mulan_4ever

Entrelaçados
Entrelaçados

Feminino
Número de Mensagens : 2832
Idade : 31
Localização : barreiro
Emprego : estudante
Passatempos : computador, tv, cinema, ler, ver animes e ler mangas, namorar, cantar, desenhar, escrever historias e ver filmes disney
Filme Favorito : o rei leão e branca de neve e os 7 anões
Personagem Favorita : mt dificil =P
Data de inscrição : 26/07/2007

Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Empty
MensagemAssunto: Re: Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound   Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Icon_minitimeSeg Ago 17, 2009 10:53 am

e kem é k ha-de gostar mais da sequela? foi das piores até hoje ~~
o 1º filme é mt triste mas eu preferia k n tivessem mexido mais independentemente de estarem crescidos ou n.
Ir para o topo Ir para baixo
Iris


Pinóquio
Pinóquio

Número de Mensagens : 53
Idade : 31
Data de inscrição : 28/08/2009

Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Empty
MensagemAssunto: Re: Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound   Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Icon_minitimeSex Ago 28, 2009 10:20 am

Metade do choro da minha infancia foi graças a este filme Neutral É TÃO triste! Quando chega à parte em que Papuça é abandonado choro a potes. Apesar de tudo, a história é linda e super comovente *-*
O segundo nem cheguei a ver Surprised
Ir para o topo Ir para baixo
mulan_4ever
mulan_4ever

Entrelaçados
Entrelaçados

Feminino
Número de Mensagens : 2832
Idade : 31
Localização : barreiro
Emprego : estudante
Passatempos : computador, tv, cinema, ler, ver animes e ler mangas, namorar, cantar, desenhar, escrever historias e ver filmes disney
Filme Favorito : o rei leão e branca de neve e os 7 anões
Personagem Favorita : mt dificil =P
Data de inscrição : 26/07/2007

Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Empty
MensagemAssunto: Re: Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound   Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Icon_minitimeSex Ago 28, 2009 12:50 pm

lol eu choro sempre nessa parte o k é fantastico pk é sinal de k é um filme mt bom. é nesse e é tb na morte do pai do simba. essas partes ainda sao emocionantes depois de tantos anos =)
Ir para o topo Ir para baixo
CatyDepp
CatyDepp

Tarzan
Tarzan

Feminino
Número de Mensagens : 1849
Idade : 31
Localização : nerverland
Passatempos : rum yo ho .
Data de inscrição : 13/04/2008

Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Empty
MensagemAssunto: Re: Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound   Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Icon_minitimeSex Ago 28, 2009 3:29 pm

acho que toda a gente chora a ver este filme xD
eu pareço uma maluca quando o vejo e depois sou gozada pelo meu irmão --'
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/CatyZ93
Iris


Pinóquio
Pinóquio

Número de Mensagens : 53
Idade : 31
Data de inscrição : 28/08/2009

Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Empty
MensagemAssunto: Re: Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound   Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Icon_minitimeSex Ago 28, 2009 6:05 pm

Eu antes escondia que chorava, tinha vergonha xD Mas só tive até descobrir que a minha avó também chorava a ver o filme :b é tão triste e, ao mesmo tempo, cativante *-* Toca-me mesmo no fundo :') Ao mesmo tempo, começo-me a rir, do nada, por causa das (larvas (?) peço desculpa, mas já não vejo o filme ha anos xD).
Ir para o topo Ir para baixo
CatyDepp
CatyDepp

Tarzan
Tarzan

Feminino
Número de Mensagens : 1849
Idade : 31
Localização : nerverland
Passatempos : rum yo ho .
Data de inscrição : 13/04/2008

Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Empty
MensagemAssunto: Re: Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound   Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Icon_minitimeSáb Ago 29, 2009 6:33 am

ahhh, já sei :p deve ser por causa do pássaro e do pica pau que andam sempre atrás da minhoca e a minhoca depois transforma-se em borboleta :p é isso né?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/CatyZ93
Iris


Pinóquio
Pinóquio

Número de Mensagens : 53
Idade : 31
Data de inscrição : 28/08/2009

Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Empty
MensagemAssunto: Re: Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound   Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Icon_minitimeSáb Ago 29, 2009 6:36 am

Era essa sim senhora :b Eu ria-me taaaanto Very Happy Principalmente quando a minhoca se escondia, o pica pau andava atrás dela e aparecia a coruja *-* Enfim, memórias de infancia Smile
Ir para o topo Ir para baixo
CatyDepp
CatyDepp

Tarzan
Tarzan

Feminino
Número de Mensagens : 1849
Idade : 31
Localização : nerverland
Passatempos : rum yo ho .
Data de inscrição : 13/04/2008

Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Empty
MensagemAssunto: Re: Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound   Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Icon_minitimeSáb Ago 29, 2009 7:38 am

eu ria-me era quando o pica pau apanhava um choque electrico e ficava com o cabelo em pé :p
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/CatyZ93
Joana
Joana

Bambi
Bambi

Feminino
Número de Mensagens : 228
Idade : 30
Localização : Somewhere over the rainbow
Emprego : Dunno
Filme Favorito : Pocahontas e Rei Leão
Personagem Favorita : Simba, Pocahontas, John Smith, Hércules, etc ..
Data de inscrição : 04/09/2009

Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Empty
MensagemAssunto: Re: Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound   Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Icon_minitimeSex Set 04, 2009 7:07 am

Choro sempre cada vez que vejo este filme bahh. Sou sempre tao gozada <.<

É tão bonito e eles são tao fofos +.+

Mas é tao triste.. tambem nao vi o segundo e plos vistos ja nao vou ver xD
Ir para o topo Ir para baixo
Ryuno
Ryuno

Bambi
Bambi

Feminino
Número de Mensagens : 217
Idade : 30
Localização : Somewhere in the sea
Emprego : Estudante
Passatempos : Art and Music &lt;3
Personagem Favorita : Stitch
Data de inscrição : 01/02/2010

Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Empty
MensagemAssunto: Re: Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound   Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Icon_minitimeDom Fev 14, 2010 1:08 pm

Bons tempos.
Não te preocupes Joana também choro neste filme XD é normalíssimo lol

<3
Ir para o topo Ir para baixo
EMDN


Branca de Neve e os Sete Anões
Branca de Neve e os Sete Anões

Masculino
Número de Mensagens : 3
Idade : 27
Data de inscrição : 13/04/2010

Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Empty
MensagemAssunto: Re: Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound   Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Icon_minitimeQui Abr 22, 2010 1:16 am

Pureblooded escreveu:
Eu sempre vi o filme "Papuça e Dentuça" em brasileiro, mas é engraçado que sempre o chamei assim, não "O cão e a raposa". Por acaso acho esse título em pouco... sem significado. Soa como... uma raposa e um cão quaisiquer...
Quanto ao nome das personagem, sempre me habituei a chamá-los de Toby e Dodó, contudo, agora que penso nisso, não faz lá muito sentido traduzirem os nomes dessa maneira. A propósito: Sabem os nomes originais do Papuça e do Dentuça? Só para ver as traduções a partir do original.
Eu não sabia que tinham inventado o nome "Miriam" do nada O.o. Realmente é um bocado idiota, já que não tem muito que ver. Mas na cultura brasileira, têm o hábito de mudar essas coisas. Como por exemplo (um pouco off-topic, mas...) no Harry Potter, em vez de preservarem os nomes, fazem do James Potter um Tiago Potter (...), e os nomes acabados em "us", como Sirius, Severus, finalizam com o (Sirio, Severo). E Ginny para Gina. Enfim.
Não entendo mesmo porque fazem este tipo de dobragem, se nomes são nomes e não se devem modificar, exceptuando, claro, alguns nomes que possam ser traduziveis e não soem mal, como Snow White para Branca de Neve. Não faria sentido preservar esse nome, pois acho que não ficava tão adequado.

Voltando ao assunto do Papuça e Dentuça, é um filme que nos mostra como a amizade entre dois seres diferentes, dois rivais, pode ultrapssar todos o seu rivalismo. Pois apesar de tudo o que passaram, de se terem tornado inimigos por dever, no final, a amizade vence tudo isso, e Dodó (tenho de usar estes nomes, pois não sei qual deles é o Papuça ou o Dentuça, nunca vi em português) acaba por ajudar Toby com o urso e Toby salva Dodó de o seu dono lhe dar um tiro. Essa parte para mim é tão tocante... tenho sempre se chorar.


*Actualizado*
Vi agora numa resposta acima que os nomes originais são 'Copper' e 'Tod'. Estes nomes realmente seriam um pouco complicados de traduzir na nossa linguagem, pois não se podia dar o nome de "Raposa". Copper também teria dificuldade em ser traduzido, pois tem um monte de significados, apesar do que mais sobressai ser "Cobre". Gostava de saber onde foram buscar os nomes Papuça e Dentuça, já que não o fizeram por associação, ou assim...

Papuça é o Cão (que agora não me lembro como se chama em brasileiro) e Dentuça é a raposa. A dona do Dentuça, na versão portuguesa, deu-lhe este nome por ter uns bons dentes -> "uma dentuça". O Papuça acho que na versão portuguesa não é referido o porquê do seu nome.

Já agora, este é o meu filme preferido da Disney, pois tem uma moral forte, uma história que cativa e as personagens completam na perfeição a história, e são das melhores personagens da Disney, na minha opinião.
10/10 - Mesmo perfeito.
Ir para o topo Ir para baixo
SweetPoison
SweetPoison

A Caixinha de Surpresas
A Caixinha de Surpresas

Feminino
Número de Mensagens : 308
Idade : 32
Localização : Portugal
Emprego : Estudante
Passatempos : Cinema, Literatura, Música, etc
Filme Favorito : A Bela Adormecida
Personagem Favorita : Jim;Quasimodo
Data de inscrição : 31/10/2009

Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Empty
MensagemAssunto: Re: Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound   Papuça e Dentuça / The Fox and the Hound - Página 9 Icon_minitimeSex Abr 23, 2010 6:52 am

Sem duvida dos filmes mais tocantes da Disney, especialmente no final quando repetem o dialogo de quando eram pequenos.