Magia Disney em português
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem-vindos a Magia Disney Portugal
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

Compartilhe | 
 

 His Dark Materials/Mundos Paralelos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Lumi
Lumi

Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 5197
Idade : 33
Localização : Somewhere over the rainbow
Filme Favorito : O Rei Leão, Peter Pan e Fantasia
Personagem Favorita : Peter Pan
Data de inscrição : 28/04/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeQua Jul 18, 2007 6:06 am

"A trilogia His Dark Materials que foi traduzida para o Brasil como Fronteiras do Universo e Mundos Paralelos em Portugal, é um romances de fantasia criada pelo britânico Philip Pullman. A série é composta por três livros que foram traduzidos no Brasil como A Bússola Dourada, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar e respectivamente Os Reinos do Norte, A Torre dos Anjos e O Telescópio de Âmbar na tradução portuguesa.

A trilogia acompanha o amadurecimento dos dois personagens principais, Lyra Belacqua e Will Parry, enquanto viajam por universos paralelos e vagam pelo pano de fundo de eventos épicos. A história do primeiro volume, A Bússola Dourada, conta com elementos de fantasia, como bruxas e ursos de armadura. À medida que a trilogia progride, temas mais profundos são abordados, introduzindo uma amplitude de idéias vindas de campos como a metafísica, a física quântica, a filosofia e a simbologia bíblica. Embora seu público-alvo seja os jovens, a série tem uma legião de leitores adultos.

Uma adaptação cinematográfica do livro A Bússola Dourada está prevista para ser lançada em 2007 pela New Line, a mesma companhia que levou a trilogia O Senhor dos Anéis aos cinemas."
- by Wiki

Wondering se mais alguém leu ;P

Eu já li à algum tempo, mas adorei os livros *.* E pelo trailer o filme parece ser-lhes extremamente fiel *.* Nicole Kidman como má da fita fica tão perfeito xDDD

Para quem quiser ver coisas do filme é só procurar "The Golden Compass" ^^ Que é o título americano do 1º livro, apesar do inglês ser "Northen Lights"...
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/Dledee
luna_bella
luna_bella

A Bela Adormecida
A Bela Adormecida

Feminino
Número de Mensagens : 765
Idade : 31
Localização : Gondomar
Emprego : estudante muito ocupada
Passatempos : ler, ver filmes e animes, tocar e ouvir música e muita net!
Data de inscrição : 02/07/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeQua Jul 18, 2007 2:49 pm

já li os livros sim... há aí dois anos.

estou ansiosa que o filme estreie, mas tenho medo que façam uma porcaria quakquer com ele, ao jeito de hollywood... é uma história tão bonita, achei principalmente o último livro espectacular. fiquei a pensar naquele final durante praí uma semana, sempre a falar dele com uma amiga minha que tb ja leu.

é o meu filme de natal Wink Very Happy mal posso esperar! Very Happy:D:D
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad


Convidado


His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeQua Jul 18, 2007 2:57 pm

Baaaaaa! Eu também já li os livros! Li-os quando era pequena portanto já foi à uns bons anitos ha ha!! Este livro é lindo, os três, nem acredito que vão fazer um filme!! Não consegui parar de ler o livro é viciante, tenho que o lêr outraves, já não me lembro de grande parte do livro!!
Ir para o topo Ir para baixo
Lumi
Lumi

Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 5197
Idade : 33
Localização : Somewhere over the rainbow
Filme Favorito : O Rei Leão, Peter Pan e Fantasia
Personagem Favorita : Peter Pan
Data de inscrição : 28/04/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeQua Jul 18, 2007 5:09 pm

Pois são *.*

São simplesmente magníficos os livros <3

Tenho é de ver se os leio outra vez para depois em Dezembro ter tudo direitinho na minha cabeça ;P

Só pelos actores o filme parece-me bom e já vi alguns videos em que me parece que tem as cenas mesmo cruciais, agora é questão de ver e se for bom rezar para que façam os outros dois *.*
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/Dledee
Meimi
Meimi

Entrelaçados
Entrelaçados

Feminino
Número de Mensagens : 2960
Idade : 32
Localização : Disneyland Paris
Passatempos : Cantar, representar e sonhar.
Filme Favorito : Aladdin & Tarzan
Personagem Favorita : Jane & Jack Sparrow
Data de inscrição : 01/07/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeQui Jul 19, 2007 1:37 am

*.*qe fofi
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com
Ayumi
Ayumi

Pinóquio
Pinóquio

Feminino
Número de Mensagens : 76
Idade : 31
Data de inscrição : 28/04/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeQui Jul 19, 2007 4:39 am

eu so li o primeiro e achei muito lindo*.*
tenho de ver se leio os outros
quanto ao filme espero que fique tao lindo quanto o livro pelo o k vi do trailer a personagem principal pareceu me encaixar bem^^
Ir para o topo Ir para baixo
Joaninha
Joaninha

A Espada era a Lei
A Espada era a Lei

Feminino
Número de Mensagens : 853
Idade : 31
Localização : Terra do Nunca, se deixar de voar, Lisboa (ou Galiza xD)
Passatempos : Sonhar, cantar. Sorrir, viver. :)
Data de inscrição : 02/07/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeQua Jul 25, 2007 1:17 pm

Eu nem sabia que iam fazer um filme... -.-

Eu também só li o 1º... Este ano. xp
Vou tentar ler os outros agora nas férias...
Ir para o topo Ir para baixo
Lumi
Lumi

Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 5197
Idade : 33
Localização : Somewhere over the rainbow
Filme Favorito : O Rei Leão, Peter Pan e Fantasia
Personagem Favorita : Peter Pan
Data de inscrição : 28/04/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeQua Jul 25, 2007 1:55 pm

Fazem bem em ler o resto ;P

São tão lindos os livros *.*

E o filme vai ter de ficar tão lindo *.*
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/Dledee
Meimi
Meimi

Entrelaçados
Entrelaçados

Feminino
Número de Mensagens : 2960
Idade : 32
Localização : Disneyland Paris
Passatempos : Cantar, representar e sonhar.
Filme Favorito : Aladdin & Tarzan
Personagem Favorita : Jane & Jack Sparrow
Data de inscrição : 01/07/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeQua Jul 25, 2007 1:56 pm

ai lumi amei a tua assinatura<3
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com
Jennifer


Fantasia
Fantasia

Feminino
Número de Mensagens : 117
Idade : 31
Localização : Brasil.
Emprego : Estudante.
Passatempos : Ler, navergar na Internet, ouvir música e ver filmes da Disney, que por sinal, são meus preferidos.
Data de inscrição : 22/06/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeQua Jul 25, 2007 4:08 pm

~ Olá pessoal.

~ O tópico está bem interessante.

~ Kissus. XD

______________________

"Who, is that girl i see,
Starring straight, Back at me,
When will my reflection show,
Who i am, inside."

By Cristina Aguilera - (Mulan)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.jenniferrebeldepravaler.weblogger.terra.com.br
Lumi
Lumi

Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 5197
Idade : 33
Localização : Somewhere over the rainbow
Filme Favorito : O Rei Leão, Peter Pan e Fantasia
Personagem Favorita : Peter Pan
Data de inscrição : 28/04/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeDom Out 07, 2007 10:09 am

Já saiu título e data de lançamento em Portugal *.*

Deviam ter-me visto quando vi um cartaz do filme do cinema xDDD

Bem, o nome é "A Bússola Dourada" e vai sair a 6 de Dezembro ^^

E já agora... A classificação é m6... Alguém que tenha lido os livros está a ver um miúdo de 6 anos a ver o filme?? O.o
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/Dledee
Okami
Okami

Fantasia
Fantasia

Masculino
Número de Mensagens : 127
Idade : 34
Localização : Gondomar/Portugal
Emprego : Estudante
Data de inscrição : 08/09/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeDom Out 07, 2007 1:17 pm

Lumi-chan escreveu:
Já saiu título e data de lançamento em Portugal *.*

Deviam ter-me visto quando vi um cartaz do filme do cinema xDDD

Bem, o nome é "A Bússola Dourada" e vai sair a 6 de Dezembro ^^

E já agora... A classificação é m6... Alguém que tenha lido os livros está a ver um miúdo de 6 anos a ver o filme?? O.o

Achei o primeiro bastante mais "leve" que os outros dois, mas mesmo assim um miúdo de 6 anos não percebe na totalidade nem um quarto do livro. Maiores de 12 (e talvez a partir dos 10/11 anos), talvez, mas m/6... Acho que isso é uma pista para a borrada que o filme deve estar (Harry Potter 1, anyone?). Esperemos que não...
Ir para o topo Ir para baixo
http://disturbiosnosilencio.blogspot.com/
Lumi
Lumi

Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 5197
Idade : 33
Localização : Somewhere over the rainbow
Filme Favorito : O Rei Leão, Peter Pan e Fantasia
Personagem Favorita : Peter Pan
Data de inscrição : 28/04/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeDom Out 07, 2007 1:33 pm

Espero bem que não...

Eu acho que o 1º é "levezinho", mas não a ponto duma criança de 6 anos perceber... Aqueles assuntos todos com a Mrs. Coulter e o aletiometro não são fáceis de entender e envolvem coisas de que uma criança de 6 anos não tem noção... :S

No site oficial do filme ainda não há classificação, portanto podemos sempre esperar que esse "m/6" seja o que os portugueses acharam pelo resumo do filme...

É da New Line portanto eu estou a contar com kk coisa ao estilo "Senhor dos Anéis" e não "Harry Potter"... =/
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/Dledee
luna_bella
luna_bella

A Bela Adormecida
A Bela Adormecida

Feminino
Número de Mensagens : 765
Idade : 31
Localização : Gondomar
Emprego : estudante muito ocupada
Passatempos : ler, ver filmes e animes, tocar e ouvir música e muita net!
Data de inscrição : 02/07/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeSeg Out 08, 2007 10:58 am

nao, parece-me que eles vao manter a classificação. o trailer dá a ideia de animais falantes, fantasia estilo "cronicas de narnia", e parece-me que foi isso que eles fizeram mesmo.
mas o primeiro livro até nem tem nada de mais (excepto talvez o final), os outros dois é que são muito mais pesados. só espero que não cortem as cenas chocantes para manter a classificação "para todos".
agora deste-me que pensar, lumi... aqueles conceitos todos de Deus e o Bem e o Mal... como é que ele vão passar de classificação de M/6 para isso?
Ir para o topo Ir para baixo
Lumi
Lumi

Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 5197
Idade : 33
Localização : Somewhere over the rainbow
Filme Favorito : O Rei Leão, Peter Pan e Fantasia
Personagem Favorita : Peter Pan
Data de inscrição : 28/04/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeSeg Out 08, 2007 11:11 am

Exacto :S

Mas de qualquer forma os bichinhos falantes são "daemons" (demónios) que só essas coisas não são para crianças de 6 anos... Eu acho que apesar de não ser pesado o livro trata de muita coisa complexa... As criancinhas podem perceber a história base, mas nunca irão entender o que está por trás daquilo tudo...

E acho que Deus vai aparecer numa forma mais metafórica... Espero é que não metam água com isso =/
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/Dledee
luna_bella
luna_bella

A Bela Adormecida
A Bela Adormecida

Feminino
Número de Mensagens : 765
Idade : 31
Localização : Gondomar
Emprego : estudante muito ocupada
Passatempos : ler, ver filmes e animes, tocar e ouvir música e muita net!
Data de inscrição : 02/07/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeSeg Out 08, 2007 11:17 am

hum, estás-te a esquecer dos ursos blindados... e da luta do final em svalbard. até isso é capaz de ser violento, depende da maneira que eles façam. sangue, comer o cadáver... Neutral
sim, ja agora gostava de ver se a tradutora leu os livros... ainda é capaz de traduzir daemon por demónio e não génio. aposto que os miudos iam ficar a pensar no Mal e assim Wink
quanto a Deus... bem, no livro ele existe mesmo como figura, não é? é capaz de deixar muita gente perplexa... Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
Lumi
Lumi

Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 5197
Idade : 33
Localização : Somewhere over the rainbow
Filme Favorito : O Rei Leão, Peter Pan e Fantasia
Personagem Favorita : Peter Pan
Data de inscrição : 28/04/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeSeg Out 08, 2007 11:43 am

No livro o Asriel quer destruir a Autoridade que é equivalente a Deus =/

E a luta vai ter de ser violenta... Para lhe dar o impacto que ela tem de ter, porque a Lyra está lá a ver aquilo e etc... Só se cortarem a cena toda =/

E já agora... O demónio sempre foi o objectivo do autor... O assunto principal dos livros é esse bem e mal... Como os demónios serem maus (supostamente), mas os daemons (que se lê demon) serem criaturas boas... O próprio Will quando encontra a Lyra questiona isso, diz que no mundo dele "demon" é uma coisa má...
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/Dledee
luna_bella
luna_bella

A Bela Adormecida
A Bela Adormecida

Feminino
Número de Mensagens : 765
Idade : 31
Localização : Gondomar
Emprego : estudante muito ocupada
Passatempos : ler, ver filmes e animes, tocar e ouvir música e muita net!
Data de inscrição : 02/07/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeSeg Out 08, 2007 11:48 am

sim, realmente não sei o que é que o autor queria ao escolher esse nome... nem percebo porquê a tradução por génio e não por demónio, já que ambos são nomes que simplesmente, para mim, não vêm a propósito, se representam a alma da pessoa...
Ir para o topo Ir para baixo
Lumi
Lumi

Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 5197
Idade : 33
Localização : Somewhere over the rainbow
Filme Favorito : O Rei Leão, Peter Pan e Fantasia
Personagem Favorita : Peter Pan
Data de inscrição : 28/04/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeSeg Out 08, 2007 12:06 pm

Génio tem lógica ^^

Significado: espírito bom ou mau, que, na opinião dos antigos, presidia ao destino de uma pessoa, desde o nascimento até à morte; índole, temperamento.

Tem mais, mas esses são os que se enquadram na situação... Portanto até nem está mal ;P
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/Dledee
luna_bella
luna_bella

A Bela Adormecida
A Bela Adormecida

Feminino
Número de Mensagens : 765
Idade : 31
Localização : Gondomar
Emprego : estudante muito ocupada
Passatempos : ler, ver filmes e animes, tocar e ouvir música e muita net!
Data de inscrição : 02/07/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeSeg Out 08, 2007 12:47 pm

pois. o meu conceito de génio é um pouco mais limitado, mas esclareceste-me Very Happy
o phillip pullman tem de facto uma imaginação prodigiosa... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Lumi
Lumi

Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 5197
Idade : 33
Localização : Somewhere over the rainbow
Filme Favorito : O Rei Leão, Peter Pan e Fantasia
Personagem Favorita : Peter Pan
Data de inscrição : 28/04/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeTer Out 09, 2007 12:58 am

O meu tb era um bocado mais limitado, só me ocorria o 2º significado que disse, mas fui ao dicionário pa confirmar e nem sequer tinha o génio como em "génio da lâmpada que concede desejos" ;P

Ele é fantástico *.* So espero que o filme faça justiça ao livro...
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/Dledee
Lumi
Lumi

Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 5197
Idade : 33
Localização : Somewhere over the rainbow
Filme Favorito : O Rei Leão, Peter Pan e Fantasia
Personagem Favorita : Peter Pan
Data de inscrição : 28/04/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeSeg Out 29, 2007 11:53 am

Trailer do filme lançado ^0^

https://www.youtube.com/watch?v=oj61Q5KPues

Macaco feio, o Daniel Craig não me parece capaz de fazer justiça ao Lord Asriel e quero saber qual é a ideia de "golden compass" -.- Aquilo chama-se "aletiómetro" -.-''

Tou a ficar desanimada em relação ao filme... Ao menos tem o Magisterium u.u
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/Dledee
luna_bella
luna_bella

A Bela Adormecida
A Bela Adormecida

Feminino
Número de Mensagens : 765
Idade : 31
Localização : Gondomar
Emprego : estudante muito ocupada
Passatempos : ler, ver filmes e animes, tocar e ouvir música e muita net!
Data de inscrição : 02/07/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeSeg Out 29, 2007 12:09 pm

ui, não desmotives... Very Happy
O Daniel Craig parece-me quase perfeito para o papel de lorde Asriel (pelo que vi no 007), o macaco é sem dúvida horrendo e demasiado pequeno, mas o resto parece-me bem. The Golden Compass é o nome do livro, portanto é normal que passem a vida a dizer... Very Happy E noutros trailers eles chegam a dizer alethiometer, o que quer dizer que o alitiómetro não vai ser sempre conhecido por bussula dourada... ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Lumi
Lumi

Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 5197
Idade : 33
Localização : Somewhere over the rainbow
Filme Favorito : O Rei Leão, Peter Pan e Fantasia
Personagem Favorita : Peter Pan
Data de inscrição : 28/04/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeSeg Out 29, 2007 12:44 pm

Ele não tem ar de Lord Asriel ;-; Não tem aquele olhar frio e motivado que o Lord Asriel deveria ter ;-;

E eu não acho normal "golden compass" -.- Tinha de ser tradução dos americanos -.-''
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/Dledee
Joaninha
Joaninha

A Espada era a Lei
A Espada era a Lei

Feminino
Número de Mensagens : 853
Idade : 31
Localização : Terra do Nunca, se deixar de voar, Lisboa (ou Galiza xD)
Passatempos : Sonhar, cantar. Sorrir, viver. :)
Data de inscrição : 02/07/2007

His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitimeSeg Out 29, 2007 1:08 pm

Realmente, o Daniel Craig não tem mesmo ar de Lord Asriel... Não o imaginava nada assim, mas pronto...
O macaco é horrendo baah
Mas de resto, parece-me bem.
essa historia do 'golden compass' é que... enfim... Sabe-se lá...


*Anyway... Can't wait for december*
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




His Dark Materials/Mundos Paralelos Empty
MensagemAssunto: Re: His Dark Materials/Mundos Paralelos   His Dark Materials/Mundos Paralelos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

His Dark Materials/Mundos Paralelos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 

 Tópicos semelhantes

+
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Magia Disney em português :: Non-Disney :: Cultura-
Ir para: