Magia Disney em português
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem-vindos a Magia Disney Portugal
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

Compartilhe | 
 

 Vegetarianismo/ Veganismo, etc.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad


Convidado


Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Empty
MensagemAssunto: Vegetarianismo/ Veganismo, etc.   Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Icon_minitimeSáb Nov 01, 2008 3:16 am

"Crudivorismo
Os que adotam esse tipo de vegetarianismo não comem carne ou peixe crus -afinal, são vegetarianos. Mas nenhum dos alimentos restantes -principalmente os brotos, que eles adoram- são cozidos acima de 48C, ponto a partir do qual as enzimas dos vegetais começam a ser destruídas.

Frugivorismo
O que leva os seguidores dessa dieta a comerem somente frutas, nozes e alguns legumes é a preocupação em não matar as plantas, consumindo só o que elas podem repor facilmente, ou seja, seus frutos.

Lactovegetarianismo
Permite o consumo de derivados de leite, mas não inclui ovos na dieta. É um dos tipos mais comuns.

Macrobiótica
Seus adeptos comem basicamente frutas, legumes e cereais integrais e acreditam que os alimentos dividem-se em dois grupos, de acordo com sua energia: yang e yin. Segundo eles, é preciso dosar alimentos dos dois conjuntos para obter equilíbrio energético e, consequentemente, manter a saúde do corpo e do espírito. Alguns macrobióticos consomem peixe.

Ovolactovegetarianismo
A maior parte dos vegetarianos se enquadra nessa categoria. A rotina alimentar inclui ovos e derivados de leite, o que diminui o risco de a pessoa vir a ter deficiência de proteína.

Ovovegetarianismo
Os seguidores desse estilo alimentar alegam que o consumo de ovos é permitido porque a galinha os botaria mesmo se eles não fossem utilizados na alimentação humana.

Veganismo
Quem optar por ser vegan (pronuncia-se "vigam") deve se preparar para beirar o radicalismo alimentar e filosófico. Não só carnes, ovos e derivados de leite são proibidos. Qualquer produto que exija o sacrifício, em maior ou menor grau, de um animal- de mel a blusas de lã- é proibido. Mais do que uma opção alimentar, o veganismo é um estilo de vida. Os mais fanáticos sequer vão ao cinema: a película da tela possui gelatina.

Vegetarianismo estrito
Os motivos não são energéticos, como no caso dos macrobióticos, nem filosóficos, como para os vegans, mas os vegetarianos estritos, por uma questão de saúde, também não comem nada de origem animal."



Saquei isto de um site e queria saber a vossa opinião, porque pelo menos a mim é um tema que me interessa bastante. Acham que são dietas pobres? Que é saudável? Acham que tem influencia nos direitos dos animais?

Opinem aí! x)
Ir para o topo Ir para baixo
méke
méke

Entrelaçados
Entrelaçados

Masculino
Número de Mensagens : 2915
Idade : 33
Localização : Halloween Town / Christmas town
Emprego : Lucotor de Rádio
Passatempos : Concurso Olímpico Sara 2008
Filme Favorito : Wall-e, Sleeping Beauty e Ratatouille
Personagem Favorita : Wall-e
Data de inscrição : 16/06/2008

Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo/ Veganismo, etc.   Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Icon_minitimeSáb Nov 01, 2008 4:40 am

eu nao tenho opiniao formada, nao sou nenhum daí. e acho que o facto dos direitos dos animais é um pouco estupido, nao é por uma dúzia de pessoas nao comer carne, que estes nao vao ser mortos para alimentação. mas nao tenho nada contra comé óbvio.
Ir para o topo Ir para baixo
Pegasus
Pegasus

Moderador
Moderador

Masculino
Número de Mensagens : 1279
Idade : 34
Data de inscrição : 19/04/2008

Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo/ Veganismo, etc.   Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 7:13 am

Não conhecia todos estes significados, mas embora eu não me enquadre totalmente em nenhum, o mais parecido comigo será o macrobiótico.

Pode-se dizer que tenho uma bocadinho a "mania" da alimentação saudável, e levo o que se pode ou não comer, a sério. Logo nunca foi muito consumidor (embora ache saboroso) de carne e peixe. Principalmente em Portugal, onde o consumo de carne é algo muito preocupante!! Só de pensar que existe pessoas da minha idade que já têm closterol, eu fico parvo!
Mesmo comendo carne e peixe muito raramente decidi em Julho deixar mesmo de comer!
Claro que a preocupação com os animais, também está na minha cabeça, mas como como cenouras, por exemplo, não posso dizer que deixei de comer para poupar um ser vivo.

Méké eu acho que qualquer pessoa já pode fazer a diferença. Eu sei que pode parece inútil, mas não é. Uma pessoa pode fazer muito diferença, porque com alguém a marcar posição haverá sempre mais gente a aderir. Digo isto principalmente, porque passei o ano anterior a convencer pessoas da minha escola a reciclarem e ai também cada pessoa conta para fazer a diferença!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad


Convidado


Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo/ Veganismo, etc.   Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 8:16 am

Bom, já agora falo por mim. Eu não como carne há 6 anos, peixe raramente e estou a tentar deixar. Deixei o leite agora há pouco tempo, porque li um artigo sobre leite que me deixou enojada, por isso agora só leitinho de soja. Adorava ser vegan, e admiro imenso quem é, mas é tão díficil só o simples acto de ir ao supermercado e encontrar comida já sendo como sou, imagino sendo vegan. Tive um grande amigo que era vegan e ele tinha sempre de levar a comida atrás para todo o lado.
Quanto à questão dos animais, preocupa-me imenso e tenho a preocupação de saber por exemplo quando compro ténis se são de pele ou não, porque a industria das peles é muito cruel. A industria da carne é igualmente cruel, mas com essa da minha parte já não contam.
No entanto, para ajudar os animais acho que mais vale, para quem adora animais e tem estofo para isso, ser voluntário do que andar a comer soja. Pelo menos há uma contribuição directa na ajuda aos animais ao nosso alcance. Ou então adoptar animais, para quem pode.
Aos outros que sofrem na pele a crueldade dos humanos, a mudança de alimentação já é um começo, e tambem concordo que todos podemos fazer diferença.

Animal Liberation.
Ir para o topo Ir para baixo
Akemi
Akemi

O Livro da Selva
O Livro da Selva

Feminino
Número de Mensagens : 945
Idade : 28
Localização : Norte
Emprego : Estudante
Passatempos : Ler, ver animes, ouvir música, representar, dançar...
Filme Favorito : Tarzan e Bela e o Monstro
Personagem Favorita : Tarzan
Data de inscrição : 14/09/2008

Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo/ Veganismo, etc.   Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 8:26 am

Não me enquandro em nenhum desses estilos de vida, mas ãcho que seria muito difícil fazer parte de algum deles. :-S

Embora possa parecer cruel os humanos comerem tanto peixe, carne e afins (isto vai parecer cliché), faz parte do ciclo da vida. Se todos deixássemos de comer esses alimentos, isso afectaria o ecossistema e de uma maneira ou doutra todos os seres do planeta (parece exagero, mas é verdade).

Além disso, fala-se no facto de haverem já muitos jovens com o colesterol alto e tal, mas esses problemas só acontecem se consumirmos um determinado elemento em demasia. E não é só consumi-lo demais, mas também pouco que é mau. As pessoas que aderem aos modos de vida lá em cima não têm os nutrientes que a comida de que se privam oferece, e isso não é um estilo de vida assim tão saudável, pois não?


É esta a minha opinião. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad


Convidado


Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo/ Veganismo, etc.   Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 8:35 am

Pois, o problema não é bem o que comemos, mas sim a forma como esses animais são tratados durante as suas vidas, são tratados como objectos e mortos de forma cruel. E é em relação a isso que as pessoas tomam a decisao de deixar de os comer, quem o faz por esse motivo, para serem menos um a permitir esse sofrimento. No meu caso faz-me imensa impressão ter no prato a carne de um animal que eu sei que foi torturado a sua vida inteira, e podem achar isto parvo, mas eu sinto que estou a comer o sofrimento dele.
No entanto não sou fundamentalista e respeito quem come o que lhe apetece.
Quanto aos nutrientes, tem-se vindo a provar que a carne não faz assim tanta falta, e alguma até é prejudicial. Mas existem sempre suplementos alimentares e tal. Eu sou saudável sem carnes.

: )
Ir para o topo Ir para baixo
Akemi
Akemi

O Livro da Selva
O Livro da Selva

Feminino
Número de Mensagens : 945
Idade : 28
Localização : Norte
Emprego : Estudante
Passatempos : Ler, ver animes, ouvir música, representar, dançar...
Filme Favorito : Tarzan e Bela e o Monstro
Personagem Favorita : Tarzan
Data de inscrição : 14/09/2008

Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo/ Veganismo, etc.   Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 8:39 am

Chloeyurtz escreveu:
Pois, o problema não é bem o que comemos, mas sim a forma como esses animais são tratados durante as suas vidas, são tratados como objectos e mortos de forma cruel.

Quanto aos nutrientes, tem-se vindo a provar que a carne não faz assim tanta falta, e alguma até é prejudicial.

Ah, quanto a isso concordo, acho que durante a sua vida deviam ser tratados com dignidade. Aliás, é por isso mesmo que odeio o negócio das peles. >.> Não passa de algo materialista, e nós podemos viver muito bem sem elas.

Isso da carne não sabia. :-I
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad


Convidado


Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo/ Veganismo, etc.   Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 8:47 am

Em relação só à cena dos animais, o que me mete impressão é porque é que uns são de estimação e outros são para comer?
Lá dizia um senhor, que já não sei quem era "os animais são nossos amigos, e eu não como os meus amigos". hahah. A frase é gira, mas é bem verdade. Qual é a diferença entre comer um gato e uma vaca? Eu nao estou a ser crítica, é mesmo uma coisa que eu não percebo.
Mas também já me deixei de argumentos em relaçao a isto com amigos, porque vem sempre aquela dica parva do "ai, os vegetais também têm sentimentos se fores ver por aí", quando sabem que isso é desconversar.

Maaaas, pronto. : )
Ir para o topo Ir para baixo
Akemi
Akemi

O Livro da Selva
O Livro da Selva

Feminino
Número de Mensagens : 945
Idade : 28
Localização : Norte
Emprego : Estudante
Passatempos : Ler, ver animes, ouvir música, representar, dançar...
Filme Favorito : Tarzan e Bela e o Monstro
Personagem Favorita : Tarzan
Data de inscrição : 14/09/2008

Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo/ Veganismo, etc.   Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 8:52 am

Nunca tinha pensado nisso, mas realmente é verdade. Tipo, quem é que escolheu os animais para comer? O.o

Bem, dizem que na China não há distinção para o gato entre animal de estimação e comida. XD
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad


Convidado


Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo/ Veganismo, etc.   Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 8:57 am

E os insectos. hahah. É assim mesmo, ou tudo ou nada. x)
Ir para o topo Ir para baixo
méke
méke

Entrelaçados
Entrelaçados

Masculino
Número de Mensagens : 2915
Idade : 33
Localização : Halloween Town / Christmas town
Emprego : Lucotor de Rádio
Passatempos : Concurso Olímpico Sara 2008
Filme Favorito : Wall-e, Sleeping Beauty e Ratatouille
Personagem Favorita : Wall-e
Data de inscrição : 16/06/2008

Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo/ Veganismo, etc.   Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 9:10 am

vegetais tem sentimentos x] LOL.
Ir para o topo Ir para baixo
Pegasus
Pegasus

Moderador
Moderador

Masculino
Número de Mensagens : 1279
Idade : 34
Data de inscrição : 19/04/2008

Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo/ Veganismo, etc.   Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Icon_minitimeSeg Nov 03, 2008 9:34 am

Concordo Chloe!!

Tenho várias "discussões" com amigos por causa disso. Estão sempre a criticar os chineses por comerem golfinhos e cães, que são animais extremamente queridos, mas tem o mesmo direitos que uma vaca (não esquecendo que na Índia é um animal sagrado), como é que se pode criticar um chinês que come um golfinho se as próprias pessoas que criticam comem carne de vaca?
Não é por um animal ser menos fofo que outro, que vamos o descriminar e achar uns "normais" para comer e outros não!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad


Convidado


Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo/ Veganismo, etc.   Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Icon_minitimeSáb Nov 08, 2008 3:38 pm

Bem...pode-se dizer que sou macrobiotica! Como peixe, mas não como carne! Não como carne mais ou menos há 4 anos! E só não deixo de comer peixe porque sei que iria ser prejudicial para mim, já o facto de não comer carne traz alguns problemas!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Vegetarianismo/ Veganismo, etc.   Vegetarianismo/ Veganismo, etc. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Vegetarianismo/ Veganismo, etc.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Magia Disney em português :: Non-Disney :: Conversas Variadas-
Ir para: